A incompetente reestruturação administrativa – “a ANEI estava muito certa”

Reestruturação administrativa mais caraE-mail difundido no âmbito da INFRAERO e para autoridades da aviação civil brasileira.

"Boa-tarde a você, colega desta maravilhosa Empresa!

Utilizo esta ferramenta eletrônica corporativa em face de o correio eletrônico da ANEI haver sido bloqueado pela direção da estatal - ao que parece - e pela grande importância do conteúdo deste comunicado a todos os aeroportuários.

Solicito, encarecidamente, caso você não goste deste envio, por favor, peço deletá-la. Nossa intenção é dar ampla publicidade ao que a direção da INFRAERO trabalha arduamente para esconder de todos nós. Nunca foi fácil, mas juntos - se a base se unir - podemos levar a INFRAERO ao destaque que realmente ela merece, no topo das estatais como uma das empresa públicas que possui uma gestão bastante competente, não como a que temos presenciado...

Desejo a você um ano novo de paz e bem!

Cordial abraço,
Alex Fabiano Costa
Presidente da ANEI
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

De: Alex Fabiano Oliveira da Costa
Enviado: quarta-feira, 6 de janeiro de 2016 16:47
Para: LD SEDE Diretores
Cc: Colegiados; Antonio Gustavo Matos do Vale; LD SEDE Associados Anei
Assunto: A incompetente reestruturação administrativa - "a ANEI estava muito certa"

Senhores diretores, em especial o diretor, Sr. André Luiz Marques de Barros e os associados da ANEI, boa-tarde!

Esses são alguns dados que serão levados ao conhecimento do juiz que analisa a nossa Ação Civil Pública contra a descabida reestruturação administrativa que está destruindo ainda mais a nossa Empresa, seja com os custos que se elevaram, seja em termos de diminuição da eficiência. E a evidência fica cristalizada pelos números oficiais da INFRAERO dos dias de hoje, na atual gestão do presidente Gustavo do Vale.

Este é um breve relato, não me estenderei pois estamos (ANEI) preparando um documento robusto para encaminhar às autoridades também do setor de aviação civil com esses e outros dados da ineficiente gestão administrativa da estatal.

Inferências lógicas sobre a reestruturação no que tange a Folha de Pagamento:

Obs1.: A exceção da diretoria Comercial e de Logística, todas as demais diretorias aumentaram seus custos com empregados. Curioso que a própria DG não fez o dever de casa.

DESTACO MEUS PARABÉNS AO DIRETOR ANDRÉ L. M. DE BARROS E AO SEU TIME!

Que mudança significativa essa área sofreu com a gestão de vossa senhoria - e veja, dizem que dois bicudos não se beijam... Meu ósculo a você. Parabéns!

Diretor André, pelo menos uma diretoria ter tido a capacidade, efetivamente, de cortar custos com a folha foi um trabalho muito bacana. Evidencia seu comprometimento com a missão que lhe for dada. Aos demais, lamento, mas aumentos na ordem de 63%, 41% e 37%, após a reestruturação é uma vergonha sem tamanho. Claro que as justificativas de remanejamento de centros de custos etc e tal pode ter influenciado esses dados, principalmente na DA. Contudo a DJ, com um quantitativo inexpressivo em termos de gente diante das demais aumentar em 37% sua folha é inconcebível...

Obs2.: De janeiro (quando não havia ainda os cortes de FGs) até novembro (já com os cortes e a pretensa redução, prometida pelo ex-DG) houve uma AUMENTO REAL DE APROXIMADAMENTE R$ 30 MILHÕES com folha de pagamento. Observem que dez/15 não consta da tabela, o que por certo aumentaria significativamente esses valores.

Obs3.: Se levarmos em conta que existem centenas de empregados afastados por licença médica superior a 15 dias (cujo pagador do salário desse colaborador é o INSS), mais as centenas de colegas que ao longo do período (jan a nov/15) saíram da Empresa no PDITA, mais aqueles que foram cedidos com ônus ao órgão que o requisitou temos mais uma evidência de que essa reestruturação foi um erro muito grande. Mas vossas senhorias não erraram sem aviso. Sempre afirmamos que a reestruturação aumentaria o custeio e reduziria a eficiência da INFRAERO. Está aí a comprovação sobre quem nas "opiniões" - como parte dessa diretoria classificou nossos argumentos e inferências. Quem agora se revela medíocre, irresponsável e incompetente diante dos números?

Obs4.: O custo da folha aumentará AINDA MAIS assim que as CENTENAS de processos de incorporação por 10 anos e a dos 70,26% forem todas julgadas em desfavor da Empresa - como também nós da ANEI alertamos...

DETALHE: Nosso pedido em última instância ao CGU (porque a direção da estatal resolveu se blindar em segredos - não entendo porque tanto medo - basta cumprir as leis) foi:
"Por favor, reitero informar sobre as Dependências da Infraero, EM RELAÇÃO A CADA DIRETORIA NO CENTRO CORPORATIVO (apenas na Sede da Empresa), os valores BRUTOS da folha de pagamento de cada uma delas. Com base na média dos 3 últimos meses de 2015.

Este trabalho não é manual, como informado. Há sistemas para realizar essa busca com certa facilidade. Trata-se de algo muito fácil para a TI fazer.

Quanto custa a DA na Sede (valores brutos dos 38 servidores)?
Quanto custa a DO na Sede (valores brutos dos 182 servidores)?
Quanto custa a DE na Sede (valores brutos dos 119 servidores)?
Quanto custa a DF na Sede (valores brutos dos 52 servidores)?
Quanto custa a DC na Sede (valores brutos dos 90 servidores)?
Quanto custa a DJ na Sede (valores brutos dos 87 servidores)?
Quanto custa a DG na Sede (valores brutos dos 153 servidores)?
Quanto custa a PR na Sede (valores brutos dos 147 servidores)?"

Ou seja, a resposta da INFRAERO foi aquela tabela, isto é, NADA DO QUE SOLICITAMOS... Será que eu falo demais mesmo sobre a teimosa incompetência no topo da nossa Empresa ou precisamos dar um basta nesse amadorismo absurdo? Que tal melhorarmos, de verdade, a gestão da Empresa?

‪#‎IncompetênciaEncarece

IPC: "A CGU reitera o entendimento de que o acesso à informação pública é a regra e o sigilo deve ser a exceção (acompanhado da devida justificativa legal)". Parem de apanhar de nós na CGU, por favor...

Respeitosamente,
Alex Fabiano Costa
Presidente da ANEI

Legenda
IPC=Importante Para Ciência (antes que alguém se escandalize)"